© 2020 por Bothanica Mineral. Amazônia Brasileira Comércio De Cosméticos, Cosmecêuticos e Nutracêuticos Eireli - CNPJ: 09.445.018/0001-71

Av. Vereador José Diniz, 1370Santo Amaro - Sao Paulo/SP - CEP: 04.604-001 | Data estimada de entrega de produtos: de 2 a 15 dias.

Buscar
  • Bothanica Mineral

Você sabe como definir o seu público-alvo? Aprenda agora mesmo!


Entender como definir seu público-alvo é um dos fatores que mais podem impactar a divulgação do seu negócio. Até porque, quando se sabe bem quem se deseja alcançar, fica muito mais simples planejar as estratégias de acordo com as características dos potenciais clientes.


Nesse sentido, é fundamental elaborar ações mais precisas para que a persona se interesse por seus produtos e serviços, aumentando a possibilidade de ter melhores resultados. O primeiro passo, portanto, é definir muito bem o seu nicho de mercado, compreendendo melhor o comportamento e o perfil de sua audiência.


Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba agora mesmo como definir seu público-alvo para ter sucesso em sua campanha de marketing. Acompanhe!


O que é um público-alvo?

O termo público-alvo vem sendo recorrentemente utilizado no âmbito do marketing digital, mas existem outros conceitos que podem substituí-lo para explicar quem você pretende atingir com a divulgação do seu empreendimento. Trata-se da persona e do stakeholder.


persona é considerada o cliente ideal, ou seja, são personagens fictícios que ajudam as empresas a segmentarem seus negócios e, também, a direcionar melhor as suas campanhas. A persona é definida com base em pesquisas de mercado e de comportamento, geralmente elaboradas com o auxílio das redes sociais. Assim, cria-se todo um perfil de preferência para que os indivíduos se sintam atraídos e se tornem clientes em potencial.


Já o stakeholder é um termo utilizado para definir não apenas o público, mas também todas as pessoas que são de interesse para o empreendimento. Nesse caso, as ações devem ser ainda mais segmentadas para abranger cada tipo e especificidade de público, podendo incluir a concorrência, a mídia, os consumidores, entre outros grupos.

Com isso, fica muito mais simples criar campanhas de marketing para clínicas quando se conhece o público e seus interesses. Inclusive, é possível focar melhor a estratégia e ter uma abordagem com metas e objetivos bem estabelecidos, evitando desperdício de recursos e tendo a possibilidade de atender da melhor forma as necessidades da sua audiência.


Por que você deve definir seu público-alvo?

Uma comunicação voltada para o público certo pode contribuir para alavancar as vendas da sua clínica de estética. Isso porque é possível proporcionar mais valor e mais satisfação ao comprador com base no que ele gosta. Assim, quanto mais se estudam as suas preferências, mais eficaz será a determinação do seu perfil e o estabelecimento das ações voltadas para ele.


Sendo assim, os produtos e os serviços oferecidos pela empresa têm mais chances de cumprir com a função para a qual foram criados. Além disso, é possível escolher o canal mais adequado para se relacionar com os clientes em potencial, entendendo o que pode influenciar as suas decisões de compra.


Nesse sentido, a ideia é justamente se comunicar de maneira ideal, respeitando as características e a linguagem do público-alvo. Com isso, o negócio também acaba por direcionar a sua atenção para o nicho de mercado no qual se encontra, tendo melhores orientações e rumos para o futuro do empreendimento.


Como definir seu público-alvo?

De forma geral, o quesito mais fundamental que deve ser compreendido é o comportamento de compra do seu público. Também é importante entender quais são os fatores que influenciam a tomada de decisão dos indivíduos, como o estilo de vida, os filmes e as músicas preferidas, as marcas que mais utiliza, os locais que frequenta, entre outras informações.


Hoje em dia, tudo isso pode ser facilmente coletado por meio das redes sociais, pois grande parte dos canais disponibilizam ferramentas legais que auxiliam as empresas na tarefa de coletar os dados. Tais recursos são valiosos para o marketing digital, que tem o intuito de captar e atrair pessoas em potencial para os diferentes tipos de negócios.

Acompanhe a seguir e confira como definir o público-alvo de sua clínica de estética da melhor forma, entendendo quais são os vários aspectos que devem ser considerados.


Fique informado sobre o mercado

Antes de criar uma empresa, é fundamental ter conhecimento sobre o nicho no qual está ingressando, pois conhecer o mercado de atuação colocará você em vantagem em relação à concorrência.


Assim, faça pesquisas e procure extrair o máximo de informações sobre o seu ramo para definir adequadamente a sua audiência. Tendo os dados em mãos, chega o momento de utilizar as características comportamentais coletadas e segmentar os indivíduos de acordo com os seus interesses.


Segmente o público

Contando com a segmentação do público-alvo, é possível fazer ofertas levando em consideração as suas preferências. Ou seja, isso contribui para aproximar ainda mais o cliente da empresa, gerando, consequentemente, o aumento das vendas. Além de que, por meio da segmentação, fica mais simples encontrar maneiras de conquistar e elevar os índices de fidelização.


Tenha uma estratégia de comunicação

Quem quer vender precisa saber como se comunicar de forma correta, considerando as características da persona e qual o canal ideal para chegar até ela. Pessoas mais jovens, por exemplo, respondem muito bem aos vídeos, enquanto os adultos preferem ler reportagens ou artigos para aprofundar o conhecimento.


No entanto, é preciso ter em mente que a estratégia de comunicação deve servir para aproximar a sua marca do indivíduo, pois quanto mais entende-se a sua língua, mais fácil será conquistar a sua atenção.


Crie ofertas personalizadas

De nada adianta despender tantos esforços se a empresa não desenvolve produtos, serviços e campanhas de marketing realmente atrativos para o público que atende. Portanto, procure criar ofertas personalizadas e que estejam alinhadas com os gostos, preferências e necessidades dos possíveis clientes, uma vez que há chance de aumentar a procura por seu negócio.


Saber como definir seu público-alvo pode não ser uma tarefa assim tão simples, mas certamente vale o esforço. Assim, se o seu intuito é adquirir destaque em seu nicho e sair na frente da concorrência, procure por ferramentas que sejam úteis para a definição de sua persona e stakeholder. Com isso, será possível elaborar uma estratégia eficaz de comunicação e apresentar, da melhor forma, os produtos e os serviços da sua marca para quem realmente deseja adquiri-los.


Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita e divulgue o post em suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

37 visualizações