Marketing para clínicas estéticas: como atrair mais clientes


Quem não está na internet não existe. Já ouviu essa frase antes? Para profissionais que pretendem se destacar e aumentar as oportunidades de conquistar clientes, ela faz ainda mais sentido. O marketing para clínicas é um dos primeiros passos para o sucesso na profissão.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 97% das pessoas realizam pesquisas na internet antes de se decidirem pela compra em lojas físicas.

Na utilização de serviços, como o de clínicas, a regra é a mesma, visto que os buscadores, como o Google, e as redes sociais viraram meios de transmitirem informações e credibilidade, antes do consumo.

Preparamos, aqui, algumas dicas para ajudar você a trabalhar o marketing na sua clínica de estética. É só seguir!


Marketing para clínicas de estética


Sabe aquele marketing tradicional, com propagandas na TV nos comerciais dos principais programas ou com banners espalhados pela cidade, ou com um funcionário de telemarketing ligando para nossa casa e insistindo na compra de serviços?

Ele não é mais tão efetivo assim. E dependendo da abordagem realizada, passa a ser intrusivo, causando repulsa nos usuários. Quem nunca se incomodou com aquela publicidade na televisão, que passa várias vezes seguidas? E qual a certeza que temos que aquela faixa de propaganda na rua atingirá os futuros pacientes para a clínica?

Como abordamos na introdução, a forma de consumir serviços mudou. Agora, o comportamento comum é realizarmos pesquisas e buscarmos referência na internet, antes de nos decidirmos sobre a compra ou consumo de produtos e serviços.

Investir em marketing online é, assim, uma forma de atrair pacientes e trabalhar a imagem da empresa, a fim de aumentar a visibilidade e a confiança.


Como o marketing pode atrair mais clientes para sua clínica


Pense em alguém que tenha preocupação com a aparência e deseje sentir mais bem-estar. Essa pessoa se incomoda com alguns aspectos, como celulite e gordura localizada. Ela não conhece muitas informações sobre esses problemas — então, assim como qualquer um de nós faria ao ter dúvidas, ela digita os termos no Google.

Ao longo de todas suas pesquisas, ela descobre, por exemplo, o que é celulite, suas causas e diversas possíveis formas de amenizar o problema. Chamamos esse comportamento de “jornada de compras do consumidor”, que é o caminho percorrido até ele se convencer a comprar um produto.

Tais pesquisas, na maioria das vezes, não ocorrem no mesmo dia. Isso porque o consumidor sente necessidade de ir atrás de todas as informações, avaliar se elas se adequam às suas necessidades, considerar a validade delas, entre outras coisas.

O segredo está em conduzir essa pessoa na jornada (que pode demorar meses) até que ela, finalmente, se decida de que um tratamento estético, por exemplo, é uma ótima solução para sua dor.


5 melhores dicas de marketing para clínicas


Entendeu a importância de investir em um ótimo marketing digital? Então, veja as dicas que temos para colocá-lo em prática!


1. Invista nas redes sociais


Como dito antes, um dos locais que os usuários costumam pesquisar, para analisar se uma empresa ou um profissional merece credibilidade são as redes sociais. No Facebook e no Instagram, as pessoas avaliam aspectos, como:

as informações nas postagens;a linguagem e a atenção dada aos seguidores;os comentários e possíveis críticas ou elogios de outros pacientes.

Assim, abra um perfil em, pelo menos, uma delas e se dedique a colocar informações relevantes. Também escolha um tipo de linguagem ideal, de acordo com o seu público, e procure dar sempre atenção nas interações, respondendo e curtindo comentários.


2. Tenha um site atrativo


O site de uma empresa é a sua porta de entrada. Ainda que inconscientemente, os usuários avaliam a clínica de acordo com elementos, como:

rapidez no carregamento;informações disponíveis sobre os tipos de serviços e formas de contato;erros gramaticais nas páginas principais.

Com isso, sugerimos investir em técnicas para a boa experiência do usuário. Ela é essencial para fazer alguém continuar na navegação ou desistir dela. Colocar um chatbot, para responder dúvidas e automatizar o agendamento pode ser um diferencial.

Além disso, tenha um domínio próprio do site e utilize estratégias de SEO, com boas palavras-chave, para alcançar as primeiras posições nos resultados de buscas. Elas são justamente os termos utilizados pelos usuários nas pesquisas. Um exemplo é: “tratamentos para celulite”. É possível definir os melhores por meio de ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google.


3. Invista no Inbound Marketing para clínicas

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração. Com boas técnicas, ele permite que um futuro paciente busque conteúdos, encontre sua clínica e se decida, por conta própria, comprar os serviços. Ele é muito usado na jornada de compras, a que nos referimos em linhas acima.

O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing e se define na utilização de conteúdos escritos ou em vídeo, abrangendo todas as possíveis dúvidas e temas existentes em torno dos serviços oferecidos.

Então, você pode, por exemplo, ter um blog dentro do site e criar artigos que respondam aquelas perguntas feitas no Google, como “o que é celulite”, “como acabar com a celulite” etc.


4. Faça anúncios no Google ou nas redes sociais


Outra forma de conseguir mais visibilidade é investir em anúncios pagos, que podem ir para o Google, Facebook e Instagram.

Com relação ao Google, por meio da própria ferramenta do buscador, o Adwords, é possível “comprar” palavras-chave. Isso significa que você define os termos que deseja usar para atrair pacientes. Então, quando algum usuário digitá-los no buscador, o site da sua clínica aparece em primeiro lugar nos resultados.

No Facebook e Instagram, o processo é um pouco diferente. Primeiramente, você define um público que quer atingir, como idade, localização e sexo. A partir de preferências de cada pessoa, as propagandas aparecem nas redes sociais.

Todas essas táticas são formas de aumentar o tráfego para a página da empresa, a fim de que conheçam os produtos e serviços ofertados.


5. Promova eventos na sua clínica


Também é possível promover eventos na clínica, a fim de atrair novos pacientes, cativá-los e fazê-los sentir mais confiança na empresa. Para isso, pense em possíveis atividades que possam despertar interesse, a exemplo de massagens por um valor mais baixo ou avaliações estéticas corporais.

Faça a divulgação por e-mail e redes sociais, dias antes. Tenha uma forma de organizar a agenda de atendimento para não causar frustrações na espera. Também capriche no visual da clínica, deixando-a com cara de spa de luxo. Isso costuma causar uma sensação positiva de aconchego, sendo uma forma de encantar mais ainda os futuros pacientes.

Assim, na finalidade de melhorar os resultados, como aumento da autoridade da empresa, crescimento de clientes, melhoria no lucro e otimização do fluxo de caixa, não deixe de investir em um bom marketing para clínicas.

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