Flacidez muscular: como realizar o tratamento em sua clínica


A flacidez muscular afeta diversas pessoas, causando sinais como rugas, linhas de expressão e manchas que indicam, sobretudo, o envelhecimento precoce. Entretanto, contando com um bom tratamento estético, é totalmente possível combater o fenômeno!


Inclusive, há uma grande procura por esse tipo de tratamento. Assim, oferecer um procedimento eficaz para amenizar ou, até mesmo, evitar a flacidez pode ser bastante vantajoso para as esteticistas. Afinal, existem inúmeros produtos e técnicas específicas que a clínica pode oferecer para as clientes.


Para isso, convidamos a doutora Michelle Sanz, fisioterapeuta dermatofuncional da Bothanica Mineral, para explicar mais sobre o assunto. Acompanhe a seguir e confira!


O que é a flacidez muscular?


A flacidez muscular ocorre quando o corpo começa a perder a firmeza de tecidos fundamentais para a saúde da pele. Portanto, ela surge quando o colágeno e a elastina, as fibras de sustentação da pele, são afetados pela falta de nutrientes ou oxigenação.


De acordo com Michelle, na flacidez muscular também ocorre a perda de vitaminas, minerais, aminoácidos e substâncias antioxidantes. Quando acontece uma diminuição de colágeno no organismo, por exemplo, as articulações, os músculos, a pele, os tendões, entre outros órgãos, como o pulmão ou o sistema cardíaco, têm o seu funcionamento prejudicado.


O que causa a flacidez muscular?


Existem diversas causas que podem explicar o surgimento da flacidez muscular no corpo. Entre as principais está, justamente, o envelhecimento precoce. Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de colágeno e elastina, que são as proteínas responsáveis por dar vigor e rigidez ao tecido cutâneo.


Porém, alguns hábitos ou distúrbios também podem ocasionar o problema, como cigarro e bebidas alcoólicas em excesso, alterações hormonais, por vezes decorrentes de obesidade ou gravidez, estresse, mudanças bruscas de peso ou, também, uma alimentação pobre em proteínas.


Como evitar a flacidez muscular?


Para evitar a flacidez muscular ou mesmo diminuir as manchas na pele, é recomendado fazer exercícios físicos, principalmente os anaeróbicos. Eles são bastante eficazes para atingir bons índices de massa magra muscular, contribuindo também para diminuir a aparência flácida da pele.


Ainda, o ideal é evitar ao máximo os fatores que causam a flacidez de forma precoce, como fumo, obesidade e má alimentação. Michelle também indica o uso do Vividine Eutrófico, produto que oferece uma mistura de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes capazes de retardar e diminuir a flacidez muscular.


Isso porque todo produto de alta tecnologia que contém colágeno em sua formulação, como os da Bothanica Mineral, estimulam o correto funcionamento do organismo. O recomendado é utilizar o Vividine Eutrófico, que oferece os aminoácidos, com o Vividine Tissular, pois ambos se complementam no tratamento, explica Michelle.


Quais são os tratamentos para a flacidez muscular?


De forma geral, as clientes buscam o tratamento para a flacidez muscular e a tissular depois dos 30 anos, pois o corpo perde silício, musculatura e derme. Da mesma forma, quando ocorre uma gestação ou bariátrica, é bastante comum apresentar os dois tipos de flacidez no corpo e no rosto, comenta Michelle.


A Bothanica Mineral oferece produtos específicos para serem utilizados em casa, contribuindo para que a estrutura do colágeno dérmico e muscular reponha-se adequadamente, como bem explica Michelle. Já que os cosméticos são de alta tecnologia, conseguem penetrar imediatamente na pele, atingindo o sistema circulatório da área de aplicação, e serem usados pelas células.


Por isso, os produtos apresentam resultados melhores do que quando se ingere o nutracêutico, pois este pode acabar não sendo totalmente absorvido pelo trato intestinal. A flacidez muscular pode ser tratada de uma a duas vezes por semana em uma clínica estética, geralmente em cabine. O recomendado é que o tratamento seja feito em seis a dez sessões, com duração média de uma hora, diz Michelle.


Como oferecer o tratamento para flacidez muscular em minha clínica estética?


Para oferecer o tratamento em sua clínica estética, a profissional tem a opção de realizar cursos ou utilizar bons produtos a fim de agregar valor ao negócio. Nesse sentido, a Bothanica Mineral pode ser uma grande aliada.


Em abril de 2019, a empresa lançou o Firmez, um curso voltado para esteticistas que desejam aprender mais sobre os tipos de flacidez. O programa tem duração de oito horas, e o conteúdo apresenta informações importantes sobre como melhorar os resultados do tratamento por meio dos produtos da Bothanica Mineral.

O Firmez também trabalha com a parte ortomolecular, na qual a profissional aprende a fazer uma avaliação completa da paciente, por exemplo, entendendo como equilibrar o corpo com a técnica ortomolecular. Isso evita que a cliente tenha que recorrer a uma farmácia de manipulação para ter o produto, pois a Bothanica Mineral já oferece uma solução pronta, aponta Michelle.


Igualmente, o curso de Striort é bastante indicado para quem deseja especializar-se em tratamentos que utilizam produtos ortomoleculares. Essa área da estética tem o objetivo de eliminar as toxinas da pele, como os radicais livres, fornecendo vitaminas para as células.

A esteticista, quando realiza um curso, aprender a lidar com ambos os tipos de flacidez, tanto a tissular quanto a muscular. Isso permite que o resultado fique mais bonito e a pele mais saudável, sendo tratamentos interdependentes. Por isso mesmo, os produtos, quando agregados, potencializam-se, pois tanto a derme quanto os músculos precisam dos mesmos nutrientes para estimular o colágeno dérmico e muscular, explica Michelle.


Assim, a profissional pode utilizar os produtos tópicos, que são cosmecêuticos ortomoleculares, e o produto oral, chamado de Verisol Peptiplus. O nutracêutico, com ação de peptídeos de colágeno, são pequenas cadeias de aminoácidos de alta absorção, muito famoso no mercado devido à sua eficácia.


Michelle ainda comenta que a esteticista, tendo feito um curso da Bothanica Mineral, é instruída da melhor forma para fazer com que as suas pacientes compreendam como funcionam os produtos e como a melhora da flacidez é possível, tanto pela via oral quanto pela via tópica.


A empresa trabalha com sete protocolos, sendo que alguns são totalmente inovadores no mercado, como o da fase de amamentação e o das mãos. Sendo assim, as profissionais podem oferecer tratamentos estéticos nas clínicas que sejam especializadas nos sete protocolos. O ideal é aproveitar a chegada do verão, quando a procura é maior para melhorar o aspecto de flacidez, diz Michelle.

A flacidez muscular é um problema que pode trazer diversos incômodos em uma pessoa. Sendo assim, é preciso aproveitar a oportunidade que o mercado oferece para o setor, principalmente devido aos resultados eficazes que o procedimento apresenta sobre as causas da flacidez.


Gostou do conteúdo?


Então, entre em contato agora mesmo com a Bothanica Mineral e saiba como podemos ajudar você a aperfeiçoar os serviços da sua clínica!


* Michelle Sanz: Fisioterapeuta dermatofuncional da Bothanica Mineral, graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007), pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional pela Faculdade Gama Filho localizada em Vitória (2009), pós-graduada em Saúde da Mulher, Biofísica e Bioressonância e professora de cursos técnicos, bacharéis e pós-graduação em todo o Brasil.

640 visualizações

Bothanica Mineral® | Av. Vereador Jose Diniz, 1370, Santo Amaro, São Paulo CEP: 04.604-001 CNPJ: 09.445.018/0001-71

Data de entrega estimada: entre 3 e 15 dias úteis (dependendo do serviço contratado)