© 2020 por Bothanica Mineral. Amazônia Brasileira Comércio De Cosméticos, Cosmecêuticos e Nutracêuticos Eireli - CNPJ: 09.445.018/0001-71

Av. Vereador José Diniz, 1370Santo Amaro - Sao Paulo/SP - CEP: 04.604-001 | Data estimada de entrega de produtos: de 2 a 15 dias.

Buscar
  • Bothanica Mineral

Cuidados com o corpo: quando recorrer a uma clínica estética?


Muitas pessoas, por diferentes motivos, optam por realizar cuidados com o corpo por meio de tratamentos caseiros. Entretanto, dependendo do tipo de procedimento, a busca por uma clínica estética é fundamental para garantir segurança e a eficácia nos resultados.

Nesse sentido, alguns problemas estéticos necessitam de aparelhos específicos para atingirem as camadas mais profundas da pele. Além disso, exigem profissionais capacitados para a aplicação de produtos de acordo com as necessidades individuais.

Neste artigo, vamos apresentar os cuidados com o corpo que podem ser realizados em casa e os que exigem um atendimento profissional, em clínicas estéticas especializadas. Continue lendo para saber mais!


Cuidados com o corpo que podem ser realizados em casa


Além de nos preocuparmos com nutrientes para a manutenção da saúde e beleza do corpo, por meio de uma alimentação equilibrada, alguns cuidados externos com a pele e o cabelo podem fazer parte de uma rotina de beleza a ser realizada em casa.

Para tanto, é importante reservar alguns minutos diários para higienização e hidratação da pele. Afinal, hábitos simples, como lavar, tonificar e hidratar o rosto, quando feitos duas vezes ao dia, são essenciais para manter uma pele bonita e saudável.

Veja a seguir os cuidados que podem ser feitos em casa!


Limpeza de pele


Para ter uma pele sempre limpa, você necessita de cuidados diários, como a retirada da maquiagem antes de dormir. Isso porque as células mortas, quando acumuladas pela falta de higienização regular, podem dar um aspecto grosseiro à pele, a longo prazo.

Para evitar isso, o segredo é fazer uma limpeza facial mais profunda, esfoliando a pele semanalmente, já que os procedimentos esporádicos não trazem resultados. Aplicar máscara de argila também é uma excelente forma de higienizar a pele.

As demais regiões do corpo não devem ser esquecidas nesse ritual — uma vez por semana pode ser feita uma esfoliação com produto específico durante o banho.


Hidratação da pele


Tanto a pele do rosto quanto a do corpo devem ser hidratadas diariamente. Além disso, é necessário aplicar uma máscara para reduzir a aparência dos poros menos visíveis. Isso deve ser feito no máximo uma vez na semana para peles secas ou normais — para as oleosas, ao menos uma vez por mês.


Tratamentos para os cabelos


Além dos cuidados normais com shampoo e condicionador, é fundamental aplicar máscara de hidratação. Isso pode ser feito com produtos caseiros, uma vez por semana, para manter a saúde dos cabelos.

Nesse sentido, os óleos orgânicos, como o de coco e o azeite de oliva, podem proporcionar muitos benefícios à saúde capilar. Para a potencialização dos efeitos, também pode ser utilizada uma touca térmica por 20 minutos.


Manicure e pedicure


Os cuidados com as unhas dos pés e das mãos também podem ser feitos em casa. Entretanto, além de se preocupar em lixar, passar base e esmalte, é importante cuidar das cutículas.

Segundo especialistas, remover a pele que cresce ao redor da lâmina ungueal é prejudicial à saúde, pois ela é a nossa primeira barreira imunológica, que impede a entrada de germes e bactérias nosso organismo.

Nesse sentido, é possível manter as unhas bonitas e com aparência de bem cuidadas, mesmo sem tirar a cutícula — o segredo é hidratar a região. Para tanto, no momento da higienização, basta aplicar um creme ou loção hidratante e empurrar com uma espátula, a fim de minimizar o excesso de pele.

Além disso, é importante aplicar cremes nas mãos duas vezes ao dia — à noite pode ser aplicado óleo essencial de cravo, apenas nas áreas das cutículas.


Automassagens


A automassagem corporal faz parte do autoconhecimento e pode ser muito útil em situações de dor. Sua aplicação depende de o praticante perceber o ponto que se deseja tratar e pressioná-lo durante alguns minutos.

Nesse sentido, uma sugestão prática para a eficácia da automassagem, é observar que os pontos a serem tratados devem ser aqueles que doem quando são pressionados.

Além de servir para o tratamento de dores musculares, a automassagem também pode ser utilizada para o relaxamento corporal. Para tanto, basta utilizar uma loção hidratante ou óleo essencial logo após o banho, em movimentos circulares.


Problemas estéticos que necessitam de tratamento profissional


Alguns problemas estéticos que atingem as camadas mais profundas da pele exigem atenção e cuidados especiais para a segurança da saúde, além do êxito no tratamento.

Acompanhe, a seguir, em quais casos a clínica estética deve ser procurada.


Tratamento da celulite


A celulite se refere ao depósito de gordura sob a pele e tem como principal característica um aspecto ondulado da epiderme, conhecido como “casca de laranja”. Ela tende a ocorrer mais em mulheres, nas áreas onde a gordura sofre influência do estrógeno (hormônio feminino) — como nas coxas, quadris e nádegas.

O tratamento indicado depende do tipo de celulite. Em alguns casos mais difíceis de serem tratados, como o da celulite fibrótica, é possível obter bons resultados por meio de uma associação de eletroterapia com ondas de choque e produtos cosmecêuticos ortomoleculares. Esse procedimento promove uma reestruturação da pele sem inflamação.


Redução de estrias


As estrias são cicatrizes que surgem devido a um processo de destruição de fibras elásticas e colágenas da pele que se rompem. A principal causa dessa alteração é o estiramento exagerado.

Embora seja um problema de difícil tratamento, a endermoterapia, utilizada na estética ortomolecular, pode promover uma grande melhoria na aparência e redução das estrias brancas, a partir da primeira sessão.


Eliminação da flacidez


A flacidez da pele é um problema frequente principalmente após a gestação e emagrecimento rápido. Ela também pode ocorrer por tendência genética e envelhecimento natural.

No processo de flacidez há uma mudança na estrutura da derme e epiderme. Dessa forma, a epiderme (camada mais superficial da pele) fica mais fina e apresenta uma redução na quantidade de fibroblastos, que ajudam na produção de colágeno. Além disso, há uma perda progressiva da microcirculação na derme, o que interfere na irrigação sanguínea.

Para o tratamento dessa disfunção, pode ser buscada a eletroterapia estética, a fim de melhorar a circulação, a nutrição, o metabolismo e a oxigenação da pele. Esse procedimento ativa a produção de colágeno e elastina, promovendo o equilíbrio da pele.


Combate à gordura localizada


A gordura localizada tem como principal causa uma alimentação errada. Quando ficamos muito tempo sem comer, o nosso organismo entende que precisa economizar energia, e com isso, acumula depósitos de gordura.

Já quando nos alimentamos a cada 3 horas, ele interpreta que não precisa “economizar” energia. Dessa forma, o corpo queima a gordura por meio de um metabolismo mais rápido, impedindo que ela se deposite nos tecidos.

Atualmente, já é possível eliminar esse problema com técnicas não invasivas, como a lipoescultura gessada e o sistema eletromagnético de intensidade elevada, que emite ondas acústicas.

Como vimos, alguns cuidados com o corpo, como limpeza facial, hidratação e manutenção da saúde dos cabelos podem ser realizados em casa. Entretanto, os que demandam tratamentos para as camadas mais profundas da pele, necessitam de procedimentos realizados com profissionais habilitados, em clínica estética.

Gostou de saber mais sobre quando recorrer a uma clínica estética para cuidar do corpo? Então, assine a nossa newsletter e continue atualizado com conteúdos sobre estética corporal!

4 visualizações