Conheça os benefícios do colágeno para o organismo da mulher


Diante das mudanças pelas quais os hormônios femininos passam ao longo dos anos, os benefícios do colágeno são grandes aliados para o organismo da mulher. No entanto, são justamente essas modificações que enfraquecem tal proteína tão necessária.

Produzido no corpo inteiro, o colágeno é imprescindível para a firmeza da pele, da musculatura e das cartilagens. Por esse motivo, com as alterações hormonais provocadas pela menopausa, menstruação e gestação, por exemplo, o corpo começa a ficar mais flácido.

Para compreender melhor qual é a importância de repor o colágeno no organismo e como é possível fazer isso, conversamos com a Dra. Michelle Sanz, fisioterapeuta dermatofuncional pós-graduada em Saúde da Mulher, Biofísica e Biorressonância. Não perca a chance de aprender com essa especialista, a seguir!


Conheça os benefícios do colágeno


O colágeno, que é composto por uma cadeia de aminoácidos, garante firmeza, elasticidade e tônus para a pele, músculos e outras estruturas sem a presença de ossos. A Dra. Michelle Sanz explica que o aminoácido necessário para a formação do colágeno pode ser encontrado em um nutracêutico de uso oral desenvolvido por meio de pesquisas.

Além disso, esse composto também inclui o verisol, um peptídeo de colágeno específico para a pele e uma alta quantidade de vitamina C — que também é indispensável para a absorção do colágeno pelo sistema gastrointestinal. Assim, a produção desta substância passa a ser mais acelerada e uma série de benefícios pode ser percebida no organismo. Conheça alguns deles:

ajuda na hidratação e tônus da pele, melhorando seu aspecto e reduzindo a flacidez em quem sofre com o chamado efeito sanfona;melhora na flacidez da pele após a cirurgia bariátrica e na recuperação pós-parto;melhora na flacidez motivada pela diástase reto-abdominal, que é o abaulamento nos músculos da barriga, uma ocorrência muito comum em mulheres que passaram por várias gestações;redução das rugas e do fotoenvelhecimento da pele do rosto, do pescoço, do colo e das mãos;prevenção do surgimento de celulite e redução do aparecimento de estrias.

O colágeno ainda tem um efeito positivo no fortalecimento das unhas, cabelos e ossos, na resistência dos músculos, no tratamento de cicatrizes e na saúde bucal. Ele é benéfico para a pele e para o aspecto hormonal, além de proporcionar a nutrição celular, uma vez que fornece vitaminas, minerais e aminoácidos para as células.


Entenda quando utilizar o colágeno


Com o passar do tempo, o organismo começa a perder colágeno. Quando isso acontece, alguns sinais indicam que é hora de tomar medidas para repor essa proteína. A Dra. Michelle Sanz aponta alguns indícios de que é hora de fazer a reposição do colágeno:

enfraquecimento do cabelo;presença de rugosidades na pele, especialmente linhas de expressão no rosto;perda da elasticidade da pele, com aumento da flacidez;pele ressecada, com tonalidades diferentes e aspecto craquelado, ou seja, rachado;aumento na quantidade de estrias e celulite;perda da musculatura, que costuma ocorrer conforme a idade avança;densidade dos ossos reduzida, que pode levar à osteoporose;articulações e ligamentos mais fracos.

De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional, a reposição do colágeno é recomendada para pessoas com idade mais avançada. Certos fatores reforçam essa necessidade, como o sedentarismo e a ausência de uma dieta equilibrada aliados ao consumo de álcool e cigarros. Outro fator importante para a reposição de colágeno é o elevado consumo de anticoncepcionais, laxantes e corticoides.


Saiba como repor o colágeno no organismo


O colágeno pode ser encontrado em diversos alimentos que, quando digeridos, se transformam em aminoácidos. A Dra. Michelle Sanz destaca as proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal.

Entre os alimentos de origem animal, ela cita os que são ricos em ferro — que também contribui para a produção do colágeno. Alguns exemplos são as carnes de boi, frango e peixe, os ovos e a gelatina, que se origina dos ossos, pele e outros tecidos de animais.

Entre as proteínas de origem vegetal, por sua vez, estão as frutas cítricas, que são ricas em vitamina C, as frutas vermelhas, os vegetais folhosos de cor verde-escura e as oleaginosas, como as castanhas, amêndoas e nozes. Também é interessante citar alimentos como feijão, alho, tomate, ervilha, beterraba, pimenta, uva, soja e aveia.

O consumo desses itens possibilita a produção do colágeno por todo o corpo, desde as articulações e tendões até os ligamentos e a musculatura. Por essa razão, os suplementos são essenciais para que os benefícios do colágeno apareçam com mais intensidade na pele.

Nesse sentido, a Dra. Michelle Sanz reforça as propriedades do suplemento de colágeno. A presença do verisol garante que o colágeno seja depositado na derme, o que combate diretamente o fotoenvelhecimento, a rugosidade e a flacidez da pele.


Entenda o papel do esteticista nesse auxílio aos clientes


O primeiro passo para oferecer o melhor atendimento possível aos clientes, segundo a Dra. Michelle Sanz, é nunca deixar de estudar e buscar novas qualificações. Dessa forma, o esteticista terá os conhecimentos necessários para realizar procedimentos estéticos a fim de reparar as condições causadas pela perda do colágeno.

A fisioterapeuta dermatofuncional também destaca a importância de realizar o tratamento estético paralelamente ao consumo dos suplementos, pois isso vai ajudar a potencializar os efeitos de ambos no organismo. Além disso, para pacientes que estão em busca de hipertrofia, o profissional pode contar com um composto que contém uma proteína denominada bodybalance, especificamente desenvolvida para o treinamento de força.

Vale ressaltar que tanto o suplemento de colágeno quanto o composto indicado para ajudar na hipertrofia não contêm glúten, lactose, corantes e adoçantes artificias, e são zero carboidrato. Desse modo, o corpo do paciente vai alcançar o equilíbrio e produzir o colágeno de forma mais bem-direcionada, agindo diretamente nos pontos em que o paciente mais precisa.

Como vimos, os benefícios do colágeno podem ser obtidos sem grandes dificuldades, desde que um bom suplemento faça parte da rotina da mulher. Assim, por meio de tratamentos estéticos e produtos de qualidade, o esteticista tem a possibilidade de realmente contribuir para o bem-estar e para a saúde de seus clientes.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do colágeno? Não se esqueça da necessidade de se qualificar nessa área que, por ser relativamente nova, ainda é cercada de discussões. Por isso, aproveite para ler o nosso artigo sobre a importância na capacitação profissional no ramo da estética!

23 visualizações

Bothanica Mineral® | Av. Vereador Jose Diniz, 1370, Santo Amaro, São Paulo CEP: 04.604-001 CNPJ: 09.445.018/0001-71

Data de entrega estimada: entre 3 e 15 dias úteis (dependendo do serviço contratado)