Como oferecer um atendimento rápido e de qualidade aos clientes?




Ao escolher uma empresa para adquirir um de seus produtos ou contratar um serviço, há dois fatores que todo cliente leva em conta: o preço e o trato com o público. Por isso, oferecer um atendimento rápido e de qualidade precisa ser uma prioridade para qualquer estabelecimento que quer se manter no mercado.

Nas clínicas de estética, receber bem e com eficiência ajuda não só a fidelizar o cliente, que reconhece as vantagens de dar a preferência ao local, mas também a criar uma reputação positiva que atrai novos pacientes. Isso reflete diretamente na saúde financeira da clínica, fazendo com que todas as partes envolvidas sejam beneficiadas por essa atitude.

Contudo, proporcionar um atendimento rápido e de qualidade não é algo que pode ser feito sem um cuidado especial. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a de conseguir uma clientela fiel e cada vez maior, garantindo, assim, o sucesso da sua clínica. Confira!

Estabeleça uma boa comunicação com o cliente


Quem trabalha na linha de frente precisa saber se comunicar com o público que atende. Porém, não confunda isso com apenas manter uma conversa com o cliente durante o procedimento, — quando é possível fazê-lo, é claro —, pois uma comunicação eficiente vai muito além da cordialidade.

Para melhorar esse aspecto na sua clínica, certifique-se de que o cliente tem acesso fácil às informações de que ele necessita, como a relação de procedimentos que podem ser realizados e o horário de funcionamento do estabelecimento. Também é interessante divulgar um canal de atendimento por telefone ou online para agendar consultas ou simplesmente tirar dúvidas.


Mantenha o ambiente organizado


Quando um cliente chega à sua clínica de estética, a primeira coisa que ele nota é a aparência do local. Ainda que você tenha uma excelente capacitação profissional e realize um serviço impecável, o ambiente em que o paciente é recebido também influencia sua opinião que ele vai formar a respeito do atendimento como um todo.

Assim, o ambiente deve ser mantido constantemente limpo e organizado, pronto para receber as pessoas. A fim de causar uma boa impressão, vale a pena investir na decoração, na iluminação e até no som ambiente. Assim, você cria um clima agradável de acolhimento que promova uma sensação de bem-estar e estimule os clientes a quererem retornar.


Defina processos fixos para os procedimentos


É importante que a organização também faça parte dos procedimentos estéticos que você realiza na sua clínica. Uma vez que cada processo tem suas etapas, o ideal é sempre respeitar a ordem em que devem ser feitas, aproveitando para informar o cliente sobre elas.

Ter essa disciplina transmite seriedade em relação ao seu trabalho, além de contribuir para padronizar a duração de cada tipo de procedimento. Esse tipo de atitude não passa despercebida para o cliente, que vai reconhecer o seu compromisso com a qualidade do serviço ofertado.


Cumpra a agenda


A agenda é um ponto imprescindível para oferecer um atendimento rápido e de qualidade em qualquer estabelecimento. Em vista disso, é necessário organizar a agenda com muita atenção para que o mesmo horário não seja atribuído a dois ou mais clientes. No caso de, por algum descuido, isso acontecer, você deve tentar diminuir ao máximo o transtorno para eles, demonstrando interesse em resolver a situação o mais rápido possível.

O mesmo deve ser feito quando acontecer algum imprevisto que o impeça de atender nos horários combinados. Lembre-se de que o cliente tem uma agenda própria ao redor do compromisso que tinham em comum, de modo que, caso ele se sinta prejudicado por um eventual descaso da sua clínica, certamente ele poderá optar por não buscar novamente pelos seus serviços.


Facilite o pagamento


É possível afirmar que o aspecto financeiro é capaz de afastar ou atrair pessoas para a sua clínica, e isso nada tem a ver com oferecer os menores preços do mercado. Nesse sentido, para garantir um atendimento rápido e de qualidade, é importante facilitar todos os processos para o cliente, inclusive na hora do pagamento.

O orçamento completo dos procedimentos estéticos deve ser informado com antecedência, bem como as formas de pagamento. Também é necessário disponibilizar várias opções — à vista e diferentes cartões de crédito, por exemplo. Assim, cada cliente poderá escolher a que for mais conveniente e não vai precisar desistir dos seus serviços por causa de uma dificuldade relacionada a isso.


Tenha uma postura adequada à sua posição


A postura do profissional é mais um ponto que todo cliente observa. Falar mal de colegas de profissão ou, até mesmo, de pessoas que frequentam sua clínica, por exemplo, além de discutir com seus funcionários durante o horário de trabalho são alguns comportamentos que causam uma má impressão na sua clientela.

Por isso, é essencial agir de acordo com a seriedade que a sua posição exige. A maneira de se dirigir aos clientes, por exemplo, pode ser acolhedora, mas sem excesso de intimidade. Além disso, a máxima de que o cliente tem sempre razão continua valendo, de forma que é importante ter cautela caso surja algum conflito entre vocês e ouvi-lo sempre.


Demonstre interesse pelo problema do cliente


As pessoas procuram as clínicas por diversos problemas estéticos, que variam desde a busca pela beleza até o processo de recuperação de algum acidente, por exemplo. Mesmo assim, todas têm em comum o desejo de resolver algo que as incomoda.

Um profissional focado em oferecer um atendimento rápido e de qualidade não faz distinção entre as motivações dos clientes, mas demonstra genuíno interesse em ajudá-los a alcançar os resultados que almejam. Transmitir isso ao paciente faz com que ele sinta que existe uma parceria e que pode contar com você para atingir seu objetivo — ou seja, ele não é só uma fonte de renda para o profissional.


Mantenha-se atualizado


Em qualquer área, manter-se atualizado é um requisito para exercer as funções com eficiência — e na Estética não é diferente. Por isso, procure conhecer as novidades do setor e aprimorar cada vez mais o serviço que você oferece na sua clínica, por meio de cursos e treinamentos para oferecer novos procedimentos.

Seguindo essas dicas, sua clínica garantirá um atendimento rápido e de qualidade que vai conquistar os clientes, fazendo com que eles voltem outras vezes e ainda recomendem os seus serviços a outras pessoas. Assim, eles ficarão satisfeitos com o seu trabalho, enquanto você vai colher os frutos do sucesso da sua clínica.

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