Atividade física em casa: 4 formas de fazer envolvendo toda a família


Uma rotina agitada não nos permite passar muito tempo em família, sendo assim, conciliar as atividades físicas em casa pode ser uma boa opção para vocês se divertirem juntos e, ainda, cuidarem da saúde física e mental.

Essa prática possibilitará que os laços entre vocês sejam fortalecidos. Além disso, saiba que seus filhos lembrarão desses momentos para sempre, e passarão essas ações para as próximas gerações.

No entanto, o que muitos se perguntam é como incluir essas atividades físicas para todos. Afinal, as crianças, por exemplo, precisam praticar exercícios mais leves para não se machucarem.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Além de explicar como a família deve realizar a atividade física em casa, também vamos mostrar os benefícios dessa prática. Confira!


Quais os benefícios da atividade física em casa?


Assim como as atividades físicas ao ar livre ou na academia, quando realizadas em casa, elas também proporcionam uma melhor qualidade de vida, auxiliando na boa manutenção da sua saúde e da de quem você ama. No entanto, a atividade física em casa oferece alguns benefícios a mais. A seguir, listamos os principais. Confira!


Aumenta o estímulo


É bem verdade que a prática de atividades físicas aumenta a nossa autoestima, mas a maioria das pessoas já sentiu algum tipo de desânimo na hora de realizar seus exercícios. Tem dias em que uma simples caminhada de 15 minutos leva horas para ser concluída. Isso é algo normal, principalmente se você se exercita sozinho.

Agora, quando o estímulo vem de pessoas próximas, a história é bem diferente. Sem dúvidas, todos se sentirão mais estimulados a concluir cada exercício proposto.


Fortalece a união


A possibilidade de realizar atividades físicas em casa ajuda você a ter mais tempo com a sua família. Isso contribui para que haja mais harmonia no lar, impulsionando, assim, a boa convivência familiar.

Quando todos decidem realizar os exercícios físicos juntos, o relacionamento é fortalecido, pois vocês terão mais tempo para aproveitar um com o outro.

Mas não é apenas a convivência familiar que é beneficiada. A prática dessas atividades beneficia o desenvolvimento psicomotor da criança, já os adultos têm a vantagem de diminuir os níveis de ansiedade e risco de depressão. Pressão alta, diabetes, envelhecimento precoce também são controlados controlados com os exercícios.

Invista nas atividades físicas em casa, como praticar algum esporte que requer bastantes movimentações, como futebol, vôlei, basquete, tênis, natação, caso tenha piscina, e envolva todos os seus familiares nas brincadeiras. Assim, você se exercita e ainda conquista momentos inesquecíveis ao lado das pessoas mais importantes da sua vida.


Ajuda a superar desafios


Ao longo da nossa vida, precisamos aprender a lidar com nossas frustrações e fracassos. Isso não tão ruim, pois é com os erros que aprendemos a como fazer as coisas adequadamente para alcançar o sucesso.

Mas o que isso tem a ver com a atividade física em família? Pois bem, os exercícios físicos ajudam a pessoa a aprender a superar esses desafios. Perceba que quando você realiza as atividades sozinho, não tem a mesma motivação e estímulo quando está ao lado de quem você gosta.

A companhia agradável ajuda a manter a disciplina e o foco no seu objetivo. Assim, além de se divertir, você consegue superar seus desafios. Por exemplo, se emagrecer para você parecia algo impossível, com o estímulo de sua família e a prática de exercícios é possível tornar isso realidade.

Isso é muito importante para as crianças, principalmente quando elas estão naquela fase que detestam perder — sendo necessário ensiná-las que essas questões fazem parte da vida e que a vitória não é uma consequência, mas, sim, um resultado dos seus esforços.


Que tipo de atividades podem ser realizadas em casa?


Agora que você já conhece os benefícios da atividade física em casa, é hora de saber quais delas podem ser realizadas no conforto do seu lar. Acompanhe!


1. Futebol


O terreno não precisa ser muito grande para praticar esse esporte com a família. Ele pode ser realizado até mesmo dentro da sua garagem, dependendo do número de pessoas.

Como é cheio de movimentos intensos, como corridas e chutes, que contribuem para manter o corpo saudável, o futebol aumenta a massa muscular e desenvolve a coordenação motora e concentração. Além disso, ele também ajuda a diminuir os riscos de depressão, ansiedade e estresse.


2. Natação


Tem piscina no seu lar? Ótimo! Essa é mais uma ótima opção de atividade física em casa. A natação proporciona diversos benefícios, como aprimorar o condicionamento físico. Além disso, esse tipo de exercício trabalha muito a respiração, melhorando o quadro clínico de pessoas que sofrem com rinite, asma, bronquite e sinusite.

Para as crianças, a natação ajuda a desenvolver a coordenação motora. Nesse sentido, você pode até criar um pequeno campeonato da família para tornar a atividade mais interessante e divertida.


3. Praticar yoga


Yoga é uma filosofia que enfatiza que o corpo, mente e espírito interagem como um todo. No entanto, a sua prática vai muito além desse conceito. Yoga é um estilo de vida que tem como objetivo conduzir o indivíduo a um estado de quietude e paz.

Essa atividade apresenta diversas vantagens, como o aumento da flexibilidade, diminuição da ansiedade, melhora nos quadros de doenças respiratórias, no sono, na disposição e no bem-estar.


4. Danças


A dança é uma atividade física que faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Em casa, ela pode ser praticada de diversas formas, com o auxílio de um aparelho de som ou utilizando videogames que captam os movimentos do usuário e simulam coreografias.

A escolha da dança pode variar com o estilo musical da família. Se ela é adepta ao estilo gaúcho, por exemplo, será muito divertido ampliar o espaço na sala e dançar uma vaneira. Esse exercício ajuda a fortalecer a musculatura, melhorar a coordenação motora, a capacidade respiratória e, ainda, auxiliar na eliminação de calorias.


Como tornar as atividades em casa mais divertidas?


Nesse momento, usar a criatividade é muito importante para tornar a atividade física em casa mais atrativa. Usar móveis como obstáculos e criar histórias em torno dos exercícios é uma maneira de estimular a imaginação dos seus filhos e fazer com que eles foquem no que foi proposto.

Agora, se você não tem mais filhos pequenos em casa, mas ainda tem jovens ou adolescentes, tornar cada atividade um desafio a ser cumprido, oferecendo pequenas recompensas, é uma maneira eficiente de motivar a conclusão do exercício.

Viu só, como realizar atividade física em casa também é interessante? Portanto, a falta de tempo já não é mais desculpa para manter essa vida sedentária. Convide sua família a sair do comodismo e tenham momentos mais prazerosos juntos!

Nossas dicas foram úteis para você? Então aproveita para conferir um artigo que separamos: treinar ajuda a eliminar celulites. Mito ou Verdade? Acesse para descobrir!

0 visualização