6 dicas de cuidados com a pele para mantê-la sempre bonita e saudável


Muitas pessoas têm o hábito de manter a esfoliação, a hidratação e a limpeza da pele do rosto, mas deixam de lado os cuidados corporais. A pele do corpo é mais seca do que a da face, principalmente em tempos mais frios, quando o inverno pode descamar e ressecar algumas partes, como cotovelos e joelhos. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados com a pele para evitar esses problemas.


A derme é responsável pela regulação da temperatura corporal, pela proteção e pelo abrigo de estoques de nutrientes. Quando bem cuidada, suporta melhor as mudanças climáticas, como o frio e o sol, que provocam ressecamento, descamação e sensibilidade. Cuidar da pele é bastante fácil, bastam alguns minutos do dia para deixá-la mais hidratada e bonita.

Neste post, apresentaremos 6 cuidados com a pele que você precisa ter. Confira!


Importância dos cuidados com a pele


Assim como outros órgãos do corpo, a pele pode sofrer com determinadas alterações com o passar do tempo e, assim, necessita de cuidados especiais conforme as necessidades vão mudando. O envelhecimento natural é algo comum, mas a sua precocidade é influenciada por vários fatores, e muitos deles podem ser prevenidos e evitados, como se expor ao sol sem proteção e fumar.


O primeiro passo na formulação da rotina de cuidados com a pele é saber identificar qual o tipo de pele que você tem. Eles incluem:

oleosa: apresenta um aspecto úmido e brilhante. Sua superfície é mais espessa com relevo irregular por causa de uma produção de sebo maior que a normal;seca: tem como principal característica a falta de oleosidade, que a deixa mais opaca e, em alguns casos, descascada;mista: oleosa em alguns pontos e seca em outros.


O tipo de pele é determinado pela quantidade de óleo produzido pelo corpo. No entanto, os passos básicos para uma boa rotina de cuidados são os mesmos, o que varia são os produtos utilizados.


6 dicas de cuidados com a pele para mantê-la sempre bonita e saudável


1. Consuma fontes de colágeno


O colágeno é uma proteína de grande importância para o nosso corpo. Ele é encontrado nos cabelos, nas unhas, na pele, nas articulações e nos ossos e tem a função de manter a elasticidade, a firmeza e a estrutura da derme. Portanto, é um grande aliado da beleza e da saúde.

A sua produção começa a diminuir a partir dos 25 anos e, por isso, é importante manter alguns cuidados que garantem que a pele fique jovem e firme por mais tempo. Para isso, é preciso consumir alimentos ricos em colágeno.


Além das carnes, existem alguns minerais e vitaminas presentes em certos alimentos que nutrem e mantêm a pele saudável, pois auxiliam o organismo a continuar produzindo a substância. Alguns exemplos são: folhas escuras, castanhas, gelatinas, laranja e limão.


2. Use protetor solar diariamente


Usar protetor solar todos os dias é fundamental, pois ele auxilia no combate contra o câncer de pele, que pode ser provocado por um longo período de exposição ao sol. Além disso, ajuda a evitar lesões, flacidez, envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e insolação.


O produto não deve ser usado apenas no verão, mas todos os dias, inclusive em período nublado. A eficácia do filtro solar está relacionada com a dosagem correta que precisa ser aplicada sobre o corpo, levando-se em conta o tipo e a cor da pele.


O ideal é utilizar um com FPS 30 ou superior. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas, principalmente se a pele estiver exposta ao sol por um longo tempo e em horários muito quentes.


3. Hidrate a pele


O hidratante ajuda a deixar a pele mais macia, bonita e protegida contra as agressões externas do dia a dia, que podem causar dermatite e ressecamento. Para ter um resultado melhor, é importante optar por um produto ideal para cada tipo de pele.


As mistas ou oleosas necessitam de um hidratante do tipo gel-creme. Esse tipo é mais leve e facilmente absorvido, auxiliando a evitar o aspecto oleoso ou grudento. Já as peles secas ou normais precisam de um creme hidratante que seja mais intenso. Assim, opte por produtos em cremes, que ajudam a manter a derme hidratada o dia todo.


Para hidratar, aplique uma quantidade pequena do produto por toda a pele, até que fique levemente umedecida. Após isso, espalhe com movimentos de massagem até que ele seja absorvido.


4. Faça uma esfoliação


A esfoliação é um tratamento corporal que auxilia a renovar a pele, eliminando as impurezas e as células mortas que deixam a derme desidratada, seca e envelhecida. A eliminação dessas células mortas retira as impurezas, que liberam os poros e, consequentemente, melhora a respiração cutânea, além de fazer com que a pele absorva todos os benefícios dos cremes.


O esfoliante tem uma textura granulada, sendo importante utilizar um produto específico para o corpo. Os principais benefícios do tratamento incluem:

evita o excesso de oleosidade;estimula a produção de colágeno;desobstrui os poros;remove as células mortas;melhora a circulação do sangue;melhora a textura da pele, deixando-a mais tonalizada, uniforme e suave.


5. Mantenha uma alimentação saudável


Manter uma boa alimentação é um dos grandes segredos para manter a pele saudável, já que determinados alimentos podem prevenir o envelhecimento precoce, combater infecções e cooperar com a renovação da pele do corpo e do rosto. Por isso, é fundamental incluir alimentos que contenham vitamina A, C e E, como cenoura, espinafre e pimentão.

O importante é incluir na alimentação todos os nutrientes que compõem os alimentos, evitando doces e frituras.


6. Pratique exercícios físicos


Quando praticados de maneira regular, bem orientados e na dose certa, os exercícios físicos podem proporcionar diversos benefícios para a saúde, inclusive para a pele. Quando se pratica atividade física, o nível de cortisol diminui, melhorando a oleosidade, o controle de acne e a elasticidade, além de aumentar a barreira de proteção da pele.

Além disso, a prática auxilia na circulação, nutrição e renovação das células epiteliais. Com isso, a pele fica mais hidratada, com uma cor melhor, textura mais macia e saudável.

Como vimos, existem diversos cuidados com a pele que ajudam a deixá-la sempre bonita e hidratada, como usar protetor solar todos os dias, consumir fontes de colágenos, manter uma alimentação saudável, entre outros. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas para que você visualize os resultados.


Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os principais cuidados com a pele!

0 visualização