
Amada e indispensável para uns, a água termal ainda levanta dúvidas para outros. Afinal, será que sua utilidade e efetividade são altas mesmo? Por que ela é tão adorada dessa forma? Bem, para começar a entender, vamos contar um pouco de sua história.
Ela se origina de fontes termais, que são nascentes naturais de água compostas por rochas e vulcões. É filtrada por essas formações orgânicas, além de ficar em contato com elas durante anos.
Esse fato faz com que ela adquira características físicas e químicas peculiares desde sua nascente. Isso é tão certo que os egípcios, há milênios, descobriram suas propriedades terapêuticas e embelezadoras, e passaram a adotar o banho em suas fontes.
Tantos anos se passaram, e a água termal continua sendo adorada em todo o mundo. Acompanhe o artigo para descobrir todos os seus benefícios e as suas características!
O que é água termal?
Como estávamos contando, a água termal é aquela proveniente de fontes termais. É naturalmente aquecida pelo calor das rochas e dos vulcões, contém uma alta concentração de oligominerais e tem um pH mais compatível com o da nossa pele.
Qual a diferença entre a água termal e a comum?
A diferença se encontra na sua formação e na sua composição. A água potável vem de rios e de poços. Passa por um processo, com acréscimo de substâncias, como cloro, para se tornar própria ao nosso consumo. A água da torneira, apesar de ser a mais usada para nossa limpeza, pode conter determinadas impurezas.
Da água termal, você acabou de conhecer a origem. Ela contém diversos minerais, sendo os mais comuns: ferro, zinco, selênio, silício, cobre e potássio. Além disso, podemos notar diferenças no pH. O da água de torneira é mais ácido. O da água potável varia, conforme a proveniência, podendo ser ácido na maioria das vezes. O da água termal é de neutro a alcalino.
Para que serve a água termal?
Devido às suas propriedades, ela é bastante indicada pelos profissionais da beleza para:
acalmar a pele; diminuir sua sensibilidade.melhorar inflamações; hidratar pele e cabelo; renovar a derme; equilibrar o pH da pele; dar mais viço e brilho; melhorar a flexibilidade e a elasticidade do tecido; combater radicais livres gerados por poluição e por raios solares; prevenir envelhecimento precoce; resgatar e manter a beleza natural da derme.
Quem pode usar água termal?
A água termal não tem contraindicação, podendo ser usada em qualquer idade, em todos os tipos de pele e de cabelo. Crianças, por exemplo, podem fazer uso após o sol, nas regiões mais sensíveis do corpo.
Pessoas com dermatite podem aproveitá-la para aliviar sensações incômodas. Aquelas com pele oleosa também podem usar a água termal sem medo, pois ajuda a balancear a produção do sebo. Já quem apresenta descamações verá suas vantagens hidratantes.
Como usar a água termal?
A água deve ser borrifada na posição vertical, a uma distância de 20 cm, e recomenda-se não agitar o frasco. Deixe-a secar de forma natural, pois isso ajuda na penetração das substâncias. O momento e a frequência do uso dependerão de cada pessoa, situação e indicação profissional.
Quem tem pele normal e bem cuidada com outros cosmecêuticos, por exemplo, pode não precisar usar mais que 1 vez ao dia. Ao contrário, se você passou por procedimentos estéticos recentemente, é provável que precise usar algumas vezes todos os dias.
De qualquer forma, o ideal é colocá-la após a higienização do rosto e antes do protetor solar e hidratantes. Uma dica legal é usar após o banho, aproveitando o vapor quente do ambiente, pois ele ajuda a abrir os poros para que as substâncias penetrem profundamente.
Quais os benefícios da água termal?
São diversos benefícios trazidos por ela. Acompanhe alguns!
Atenua olheiras
Um ótimo truque para amenizar o aspecto das olheiras é usar um pouco de água termal gelada no algodão. Deixe-o em cima dos olhos por cerca de 10 minutos. Isso promove um efeito descongestionante, ajuda na circulação, evita bolsas e hidrata toda a região.
Diminui a sensibilidade da pele
Procedimentos como peeling, laser e microagulhamento provocam vermelhidão e descamação da pele. Depilações deixam o local sensível e os poros abertos, o que facilita infecções. Picadas de insetos tendem a ocasionar coceiras e irritações. O sol em excesso, por sua vez, provoca ardor e aumento da sensibilidade.
A água termal ajuda a fortalecer a barreira cutânea, otimizando a passagem de água entre as células. Isso melhora a elasticidade, aumenta a hidratação e regenera e epiderme.
Repõe os minerais perdidos
O suor intenso, como o proveniente de atividades físicas moderadas a intensivas, leva à perda de água e de sais minerais. Além de beber bastante água mineral, o indicado é cuidar, também, da pele do rosto, para que não sofra com o ressecamento e a flacidez mais tarde.
Previne o envelhecimento precoce da pele
O avanço da idade, a poluição, o sol, o álcool, o cigarro e a alimentação inadequada levam o organismo a acumular radicais livres, ocasionando o envelhecimento da pele. A água termal é antioxidante, sendo ótima para combater esse efeito. Além do mais, ela protege o colágeno das células, retardando o aparecimento de rugas e de linhas de expressão.
Combate espinhas
O zinco presente na água termal ajuda a melhorar o aspecto avermelhado das espinhas, a combater o processo inflamatório e a acelerar a cicatrização. O uso constante ainda previne o surgimento de acne.
Hidrata o cabelo
Quando usada nas madeixas, diminui o frizz, devolve o brilho e dá mais vitalidade. Os minerais presentes encapam o fio, deixando-o mais firme, protegido e macio. Pode ser usada após o banho, com o cabelo limpo e úmido.
Dá um glow na maquiagem
Um truque de beleza de grandes maquiadores é aplicar um pouco do produto após o término da make. Além de ajudar na fixação, dá um brilho especial ao rosto, deixando o efeito mais bonito.
Quais são os diferenciais da Água Termal da Bothanica Mineral?
A Água Termal Biomolecular ARL é mais um dos produtos da Bothanica Mineral e contém todos os benefícios citados ao longo do nosso texto. Seu efeito antioxidante, refrescante, tonificante e remineralizante a tornam bastante procurada e adorada por muitas clientes.
Pode ser utilizada de diversas formas, em uma variedade de protocolos estéticos e com blends de outros produtos. Tem uma fórmula potente e diferenciada das demais, baseada na medicina ortomolecular. Entre seus componentes, você encontrará extratos vegetais, minerais, oligoelementos, aminoácidos biocompatíveis, água vulcânica de Jeju e veneno de abelha.
Este último tem o poder de estimular as camadas mais profundas da derme, dando a ela tonificação. Por ser genuinamente ortomolecular, o produto é 100% natural, livre de fragrâncias e corantes artificiais e não é testado em animais.
Percebeu, agora, por que a água termal é tão estimada por dermatologistas, esteticistas e outras pessoas adeptas aos cuidados pessoais e ao bem-estar? Então, não deixe de experimentá-la para sentir sua pele mais rejuvenescida e hidratada naturalmente!
Gostou do artigo? Aproveite e assine nossa newsletter. Você receberá outras informações interessantes como essa diretamente na sua caixa de e-mail!
Comments